Conforme noticiado pela Executive Digest, os retalhistas de combustíveis terão de indicar a redução por litro resultante da diminuição das taxas do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) e do IVA correspondente.

Esta informação deve constar junto às bombas de combustível ou diretamente no equipamento de distribuição.

As novas regras decorrem de um decreto-lei publicado pelo Governo e entrarão em vigor 10 dias após a sua publicação.

Além disso, o montante deve ser claramente identificado com a menção «Redução ISP+IVA» e terá de ser apresentado para cada combustível derivado do petróleo vendido em cada estação de serviço.

Cálculo da poupança

O valor apresentado aos condutores representará a diferença entre dois montantes de impostos.

O primeiro é o montante do ISP que seria cobrado por litro, utilizando a taxa de referência estabelecida pela Portaria n.º 301 A/2018, de 23 de novembro, juntamente com o IVA à taxa legal aplicável.

O segundo é o montante do ISP efetivamente cobrado por litro de acordo com a taxa em vigor na altura, incluindo também o IVA.

A diferença entre os dois montantes será o valor apresentado no posto de abastecimento, dando aos consumidores uma indicação direta da redução fiscal aplicada ao seu combustível.

Os postos de abastecimento não terão liberdade para escolher se ou onde a apresentar, uma vez que o decreto-lei exige que o valor seja colocado num local claramente visível junto às bombas ou no próprio equipamento.

O cálculo será específico para cada tipo de combustível vendido, o que significa que o valor apresentado pode variar consoante o produto.

Multas por incumprimento

Os postos de abastecimento que não cumprirem o novo requisito poderão enfrentar multas que variam entre 1 000 e 3 000 euros.

As mesmas sanções podem aplicar-se caso a informação apresentada seja falsa, imprecisa ou desatualizada, o que significa que os operadores serão responsáveis por garantir que os valores apresentados aos clientes refletem as taxas atualmente em vigor.

Esta obrigação entrará em vigor 10 dias após a publicação do decreto-lei.

A medida faz parte de um pacote mais vasto de apoios governamentais temporários e excecionais destinados a ajudar diferentes setores da economia a lidar com os custos mais elevados dos combustíveis.

O Governo pretende tornar o efeito das atuais medidas relativas ao ISP e ao IVA mais visível para os condutores, exigindo que a redução fiscal seja apresentada no ponto de venda.

Defina o The Portugal News como a sua fonte preferida de notícias no Google

GoogleAdicionar como fonte preferida no Google